Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Território Brasileiro

          Território Brasileiro

Com uma extensão territorial de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil possui 26 estados e o Distrito Federal, chamados de Unidades da Federação (UF). Eles ocupam o topo da hierarquia na organização político-administrativa do País. A capital de um estado abriga a sede de seu governo. Já os municípios – divisão abaixo dos estados –  têm o governo sediado na Prefeitura Municipal. Por fim, os distritos são unidades administrativas dos municípios.
Os estados estão distribuídos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A divisão é a mesma desde 1970, quando o espaço brasileiro foi modificado pela última vez. Os limites das regiões coincidem com as fronteiras dos estados que delas fazem parte.
A região Norte abrange cerca de 45% do território brasileiro, mas possui apenas 7% da população total do país. É formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Na região Nordeste está localizado os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, que ocupam 18% da área total do País.
Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul fazem parte do Centro-Oeste, que ocupa 18% do território nacional. É lá que está localizada também a capital do País, Brasília, no Distrito Federal. Na região vivem cerca de 6% da população brasileira.
Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a região Sudeste ocupa cerca de 10% do território brasileiro e abriga a maior população do País, quase 65 milhões de pessoas.
A região Sul é a menor do Brasil, com cerca de 7% do território brasileiro. Abriga os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde vivem 22 milhões de brasileiros.
A seguir, clique no nome de cada um dos 26 estados do Brasil, mais Distrito Federal, e suas respectivas siglas, para acessar o site do governo de cada um:






                                Atividades

1- Em qual estado você mora?

2- Fale sobre o clima e a vegetação de seu estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário